sábado, 21 de setembro de 2013

Mari pela Cali: Aulas na Escola

SIM, escola aqui é mais fácil que no Brasil!

Fala povo! Hoje vou falar sobre cada uma das minhas aulas na escola! Vou fazer um post sobre minha rotina durante a semana, mas resolvi dividir em partes pra não ficar só um post gigantesco!
Eu já contei antes que na minha escola tenho as mesmas aulas todos os dias e que são 6! Também disse que tenho aula com diferentes pessoas, de diferentes séries em cada matéria. Então vamos falar do que vocês ainda não sabem...

Foods: Minha aula de culinária é extremamente útil, de verdade! Quando não estamos cozinhando, aprendemos sobre higiene e segurança na cozinha, doenças que podem ser causadas pela alimentação ou falhas no preparo da comida, equipamentos e utensílios na cozinha, diferentes métodos de cozinhar, preparar uma massa, cortar vegetais e frutas, lidar com cada um dos ingredientes, principalmente quando temos que medir a quantidade de cada coisa pra uma receita ou quando precisamos dobrar, triplicar, dividir uma receita. Por conta disso, tivemos até uma aula sobre frações! O mais legal, óbvio, são os dias que a gente vai pra cozinha mesmo fazer alguma coisa! Semana passada fizemos muffins e essa semana fizemos focaccia! Funciona assim: na cozinha meio laboratório tem um fogão, pia e mesa pra cada grupo, que são 8 na verdade. Então cada grupo tem sua mini cozinha pra preparar, equipada com os ingredientes, utensílios, panelas, detergente, escorredor, etc. A professora, Miss Rounds, primeiro faz uma demonstração e depois é nossa vez. Temos que medir os ingredientes e seguir o modo de preparo, enquanto tá cozinhando ou no forno precisamos copiar a receita nos nossos cadernos de receita e ao mesmo tempo temos que manter tudo limpo. Pra isso temos diferentes funções, que alternamos a cada vez. Tem o chef, o assistente do chef e os ajudantes, que lavam e secam louça, e mais todo resto que ninguém fez kk

Anatomy and Physiology: minha aula favorita, sem dúvidas! Bom, nessa aula a gente começou aprendendo sobre as células e cada organela, e agora estamos aprendendo sobre os sistemas todos.. Eu já tive parte da matéria no Brasil, mas agora ele vai dar os sistemas que eu deveria estar aprendendo agora lá, o que me deixa muito feliz! Essa aula aqui, assim como AP Biology, são matérias bem difíceis pra eles.. E realmente, não é moleza, muita coisa pra saber e decorar! Mas eu adoro que meu professor sempre dá lições e coisa do tipo pra sistematizar, e isso me ajuda muito a aprender o vocabulário técnico em inglês. Eu sou fascinada pelo corpo humano, então tenho disposição de gastar um tempo fazendo os homeworks e estudando um teco quando tem prova!




Eu tentando tirar foto da aula na malandragem.. por isso que tá péssima! rs
 Uma coisa legal desse professor é que todos os assignments dele são desenhados por ele e normalmente tem muita lacuna pra completar, tudo feito a mão! Fica muito menos burocrático, sei lá, acho o máximo! E ele é viciado em Beatles, então a sala dele é toda decorada de Beatles e tem coisas sobre a banda no meio da lição! Todos os dias a gente chega na sala e tem uma música tocando!

Algebra 2: ok, matemática.. Essa minha matéria é muito fácil, é tudo que eu já aprendi! Na minha aula tem juniors e seniors, apesar de que tem aulas mais difíceis tipo Pre-Cálculo e Cálculo. O que eu quero dizer é que meu nível não é baixo. Começamos com equações, sim, equações ridículas, depois inequações e agora todas as funções! A dinâmica da minha aula é um pouco esquisita, porque a professora trata os alunos como bebês. Pra fazer anotações, por exemplo, ela projeta a imagem dela escrevendo no caderno dela. Sabe? Então, ela faz as anotações e determina como você tem que organizar. E você não pode simplesmente não copiar, ou pular etapas, porque esse caderno vale nota. Todo início de aula tem uns exercícios no quadro de warm-up, as pessoas vão lá resolver e a gente entrega o que fizemos. Temos um papel que marcamos uma estrelinha se trabalhamos produtivamente, e a mesma coisa pro dever de casa. Bem esquisito, bem quadradinho, bem organizado no padrão dela. E mais importante, bem diferente dos meus professores no Brasil!

Por conta disso, a aulas aqui muitas vezes ficam chatas. Várias das matérias aqui são muito fáceis, ou eles não desafiam os alunos, então fazem testes com consulta e as questões nunca são aquelas que fazem você desenvolver o raciocínio, relacionar mil coisas e tal, é muito de completar com as palavras ou de responder bem objetivamente. Sei que, de alguma forma esse método funciona, porque os Estados Unidos é um país extremamente inteligente. Mas, eu não gosto da maneira como eles ensinam e te cobram na minha escola.. Vai entender! Outra coisa, eles passam por cima de muita coisa aqui! Não ensinam o conteúdo muito a fundo, acho que esperam você chegar na faculdade pra aprender. Então, tem muita matéria pra pouco tempo, nada aprofundado!!! Não sei como eles aprendem função tão rápido, demorei um ano todo pra entender todas.. 

American Literature: Essa aula começa todos os dias com uma word of the day, sendo que a gente estuda uma "raiz" toda semana. Então tipo, por exemplo, "auto" dai a palavra de segunda é "autobiography" e por ai vai. Depois fazemos um exercício de gramática. A gramática aqui é bem tranquila pra intercambista, porque foi assim que a gente aprendeu inglês! Mas eles são um desastre em gramática, DE VERDADE! A parte de literatura é bem difícil. A gente sempre faz leituras de histórias na aula e agora começamos a ler uma peça. Cada um lê um pedaço na aula e a professora, Miss Flores, vai chamando outras pessoas pra responder perguntas, pra certificar que elas tão prestando atenção! O pior de tudo são as tabelas e perguntas que temos que responder com informações de texto, normalmente nas tabelas são frases e parágrafos que tem intuitos específicos, tipo, exemplos de persuasão, conflito interno e externo, descrições específicas etc. Pra mim tem sido chatinho entender o vocabúlario formal dessas obras, mas assim.. Eu acho umas coisas difíceis mas não no nível da minha escola no Brasil, é um difícil do tipo "ah, isso eu tenho que pensar, ou isso eu tenho que pedir ajuda, ou isso eu tenho que pesquisar" porque minhas notas são todas acima de 93!!! Outra coisa é, eles recolhem tudo pra corrigir! Principalmente nessa aula!
Mais malandra ainda.. Pode falar!
Geology: aula da bagunça! Só tem intercambista e hispânico, que os da minha sala por sinal são bem desrespeitosos. A professora não da conta e fica ela gritando, e a gente sem aprender nada. Ela inventa uns trabalhos e lições estúpidas e fica por isso mesmo! Essa aula tem gente de todas as séries, é tipo "quem sobrou". Por conta disso eles não sabem nada de nada. Aprendemos átomos e agora formações geológicas, ciclo das rochas e tal, já tive isso no Brasil, mas aqui é muito superficial. Como alguns deles não tiveram e nunca terão feito aula de Química, não sabem os motivos reais das coisas que a gente tá aprendendo, é meio que a professora, Miss Paulsen, conta o que acontece e a gente só aceita.. Sei lá, é uma aula esquisita e que me dá dor de cabeça! 

Yearbook: eu estou escrevendo o yearbooook!!!!!!! Isso é tão legal! A gente dividiu os temas que vamos cobrir entre as pessoas e somos responsáveis por escrever um artigo pro "spread" (= cada duas páginas de yearbook) e tirar as fotos, assim como planejar o layout, entrevistar quem você precisa, escolher cores etc e tal.. Fazemos tudo isso num programa chamado edesign. No início do ano, aprendemos a mexer nele e agora é nossa responsabilidade fazer um yearbook bunito! Eu e duas amigas intercambistas, Amanda e Maria, cuidamos da parte dos alunos intercambistas! E por mais chocante que isso seja, é a primeira vez que os estrangeiros escrevem sobre a experiência deles aqui, porque sempre foi um americano falando da gente. Então, falaremos sobre as perguntas esquisitas e estúpidas que fizemos, como superamos obstáculos, a diferença de cultura e tudo mais! Tá ficando bem legal, tô orgulhosa! Conto mais futuramente! Essa aula é mais relaxada, podemos usar o celular e outros sites, zanzar pela sala e tal! Também deveríamos aprender sobre fotografia, porque a gente aluga câmeras e lentes pra tirar fotos os eventos pelos quais somos responsáveis! Eu gosto da aula! E a professora, Miss Jones, gosta bastante de mim, então score!! Hahaha
Acho que o próximo passo agora é ir nos negócios locais e oferecer um espaço no nosso yearbook pra colocar propagandas e anúncios deles, de forma que eles vendendo a propaganda, a gente consiga cobrir alguns custos. E seremos avaliados pela quantidade de anúncios que conseguimos negociar com os estabelecimentos e serviços! O trabalho do staff do yearbook é bem sério, porque as pessoas vão comprar no fim do ano e principalmente os seniors, que tem uma participação especial por ser o último ano deles e formatura e graduação (...).
Divisão dos spreads!
group photo pro meu spread dos intercambistas!

Adivinha quem escolheu o quote do dia? EU!!!


Tenho muitas coisas pra falar da escola ainda, e aos poucos vou fazendo isso! Espero conseguir fotografar tudo um pouco melhor pra mostrar aqui!
Deixem um comentário sobre o que querem ouvir e qualquer perguntinha ai embaixo, ok? Beju!

2 comentários:

  1. Só uma perguntinha: quem é o cara com a mão no seu ombro na foto?
    Brincadeiras a partes,comecei a acompanhar seu blog hoje... Parabéns... será bom acompanhar de longe.. Abs Jucá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucá!!! Você por aqui! Quer dizer então que as propagandas do meu pai são verdade mesmo, né? Kk! Obrigada pelo apoio!!

      Excluir